Irresistível bolo de morango com chantilly

Irresistível bolo de morango com chantilly

Conheça a melhor receita de bolo de morango com chantilly de todas. Primeiro tem a massa de pão de ló, que deixa o bolo macio e delicado. Entre as camadas, um creme de chantilly feito com leite em pó e leite condensado. Esse creme, mais estável que o chantilly tradicional, ajuda a manter a estrutura do bolo que conta, ainda, com morangos frescos e doces crocantes e doces suspiros.

O bolo de morango com chantilly que vamos lhe ensinar é simples de fazer. O mesmo creme vai na cobertura e no recheio. A massa nem fermento leva. E se a safra de morangos não estiver boa, a gente dá algumas dicas de substituição no fim da matéria.

Aproveite para ver nosso guia para explorar melhor as receitas com chantilly.

Bolo de morango com chantilly

Rendimento: 15 fatias

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos

Ingredientes

Pão de ló

  • 5 ovos;
  • 3/4 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó.

Recheio e cobertura

  • 1 xícara (chá) de chantilly;
  • 6 colheres (sopa) de leite em pó;
  • 1/2 lata de leite condensado;
  • 2 caixas de morangos frescos.
  • suspiros

Modo de preparo

Pão de ló

Para fazer o pão de ló, bata os ovos com o açúcar até ficar espumoso.

Acrescente a farinha aos poucos, misture levemente e, por último, junte o fermento.

Mexa mais um pouco, coloque em uma forma untada e leve para assar em forno aquecido a 180 °C.

Recheio e cobertura

Bata o chantilly com o leite em pó e o leite condensado até formar um creme liso e firme.

Montagem

Corte o pão de ló ao meio, recheie com creme e morangos. Cubra-o com a outra parte do pão de ló. Decore com creme, morangos inteiros e os suspiros levemente esmagados.

Sazonalidade do bolo de morango com chantilly

Nós sabemos que a combinação clássica de morangos com chantilly é apreciada por muitos. Entretanto, para aproveitar a sazonalidade, esse bolo recebe bem outras combinações de sabores de frutas que estão na época. Siga as dicas de como fazer com que esses elementos tragam mais frescor, acidez e doçura para seu bolo.

  • É importante selecionar as frutas adequadas. Escolha as maduras, frescas e de boa qualidade. Além disso, considere a sazonalidade para garantir sabores e cores vibrantes.
  • Sempre higienize e seque bem as frutas; caso sejam cortadas, proteja com uma fina camada de geleia de brilho.Use, de preferência, frutas inteiras quando frescas, como morangos, framboesa, mirtilos, amora, figo, para retardar o apodrecimento. Ao usar frutas frescas, a durabilidade do bolo diminui por soltarem líquido.
  • Um bom macete é polvilhar açúcar de confeiteiro na hora da entrega ou alguns minutos antes de ir para mesa principal, pois, além de enfeitar, o açúcar ajuda a conservar mais as frutas.
  • Para dar aquele toque final à sua decoração de bolo, considere pincelar as frutas com geleia. Isso dará um brilho irresistível ao seu bolo e realça as cores dos frutos.
  • Além disso, a forma mais fácil de decorar é usando a simetria para que cada fatia fique igual.
  • Evite usar abacaxi e kiwi, exceto se forem cozidos, porque eles têm uma enzima – que, se não for cozida, pode amargar o bolo.
  • Uma boa opção é usar compotas, pois a durabilidade é maior e você consegue “brincar” com os sabores e as cores.

Tudo sobre chantilly

Quanto tempo o chantilly pode ficar no bolo?

O chantilly deve ser aplicado, no máximo, um dia antes de consumido para se manter fresco no sabor e na textura.

Meu chantilly derreteu. E agora?

Ao fazer chantilly, o resultado derretido ou murcho pode ocorrer. Mas com as dicas abaixo, é mais fácil atingir a textura ideal. O chantilly não se resume apenas em bater o creme de leite com o açúcar. Para ter um chantilly intacto para sobremesa, precisamos usar a proporção correta de creme de leite e açúcar de confeiteiro.

Como deixar o chantilly estável?

O açúcar é um estabilizante que traz estrutura ao chantilly, e é aconselhado usar de 10 a 15% do ingrediente em cima do valor total do creme de leite. Por exemplo: 1 L de creme de leite para 100 a 150 g de açúcar de confeiteiro.

Você ainda pode estabilizar o chantilly usando nata ou mascarpone. Se o chantilly for feito a partir de creme de leite fresco, pode-se usar 6 g de gelatina incolor sem sabor para cada 500 ml de creme de leite, a fim de dar mais estabilidade e firmeza.

Os erros mais comuns na preparação do chantilly

  • Sempre bata o creme de leite fresco ou o chantilly vegetal bem gelado para ele ganhar estrutura.
  • Cuidado para não passar do ponto enquanto bater o creme de leite fresco, ele pode virar manteiga. Comece a mexer em velocidade baixa e, gradualmente, aumente.
  • Nunca deixe seu chantilly na batedeira, pois para passar do ponto é muito rápido.
  • Evite usá-lo em preparações que não sejam refrigeradas.

História do chantilly

O criador desse creme leve e aerado, ligeiramente adocicado, foi François Vatel (1631-1671), um dos cozinheiros mais prestigiados pela corte de Luís XIV. Tudo indica que Vatel tenha inventado a receita quando ainda trabalhava para Nicolas Fouquet, superintendente das finanças de Luís XIV e proprietário do Château de Vaux-le-Vicomte. Mas só teria batizado o creme anos mais tarde, quando já tinha outro patrão: o príncipe de Condé, dono do Château de Chantilly, nos arredores de Paris.

A propriedade, que ainda hoje serve de cenário para festas luxuriantes, ganhou ainda mais notoriedade por ter sido palco do suicídio do próprio Vatel. Embora a versão mais difundida seja a de que o cozinheiro se apunhalou após descobrir que os peixes encomendados para um grande banquete não chegariam a tempo, há quem defenda que o motivo foi outro: a humilhação por ter sido oferecido como prêmio de uma aposta num jogo de cartas, entre o príncipe de Condé e o rei.

Receita original

Confeiteiros mais tradicionais não aceitam variações quando o assunto é chantilly. Em primeiro lugar, eles dizem que só dá certo com creme de leite fresco. A quantidade de açúcar, por sua vez, não pode ultrapassar os 10%. A receita clássica determina 100 gramas de açúcar para 1 litro de creme de leite. Pode-se reduzir um pouco essa proporção, mas nunca aumentar, senão o chantilly fica amarelado.

Rolar para cima