Bolo de banana sem glúten, alguns chamam de Bolo Fit, mas é mais que isso. Ele é o bolo que quem não consome farinha de trigo pode comer. Sem açúcar, é adoçado com o sabor da banana madura. Ele também não tem lactose. No lugar do leite integral entra o leite de coco. Ou seja, é aquele bolo que você pode convidar todo mundo que tem para todos, sem restrições.
Receita de bolo de banana sem glúten
Rendimento: 10 fatias
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes
- 3 ovos;
- 2 bananas médias maduras;
- 250 ml de leite de coco;
- 1 maçã;
- Canela em pó;
- 1 colher de sopa de manteiga derretida;
- 1 colher de sopa de uva passa sem sementes;
- 2 1/2 xícaras de aveia em flocos;
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó.
Modo de preparo
- Em um liquidificador, coloque os ovos, as bananas, o leite de coco, a maçã com casca e cortada em cubos, canela a gosto, manteiga derretida, uva passa e a aveia em flocos;
- Bata no liquidificador até ficar uniforme, acrescente o fermento;
- Por último acrescente as uvas passas e o restante da aveia à massa do bolo. Misture sem bater. A ideia é que o bolo tenha textura;
- Na forma já untada, despeje a massa de bolo e leve ao forno previamente aquecido por cerca de 40 minutos.
Dica especial
As bananas precisam estar bem maduras para que elas possam dar mais sabor ao bolo. Como a receita não leva açúcar, a fruta faz esse papel.
Tire suas dúvidas sobre o consumo de glúten
Qual fermento para bolo sem glúten?
O fermento químico em pó não tem glúten e é ideal para o preparo de bolos. Porém, se acabar o fermento químico, é possível substituí-lo por uma combinação de ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ colher de chá de vinagre, suco de limão ou tártaro.
O que quer dizer bolo sem glúten?
O glúten é uma proteína encontrada em grãos como trigo, cevada e centeio, sendo assim, os bolos sem glúten são os que não contêm ingredientes com essa proteína em sua composição ou que foram processados para removê-la completamente.
Quais os benefícios do bolo sem glúten?
O bolo sem glúten pode ser benéfico para pessoas com doença celíaca, intolerância ou sensibilidade ao glúten, pois pode ajudar a evitar desconfortos abdominais.
Receitas sem glúten, lactose e açúcar refinado
Como substituir em suas receitas
Produtos sem lactose são produtos com lactase, ou seja, enriquecidos com a enzima que digere a lactose. A performance desses produtos na cozinha não muda quase nada e eles podem ser manipulados da mesma maneira que os originais. A troca só não é recomendada para os muito alérgicos, ou os que não conseguem digerir a proteína do leite, a caseína. Nestes casos, a saída é substituir o leite animal por vegetal.
Existem leites vegetais ideais para cada tipo de receita. Chantilly, por exemplo, fica bom feito com creme de leite de soja, um pouco mais encorpado. Você pode trocar o leite e a manteiga por óleo de coco, azeite, gel de linhaça e até biomassa – de banana verde, que ajuda a deixar a massa mais úmida e unida.
Para receitas que pedem farinha de trigo e que não precisam ser esticadas, a troca costuma ser eficaz: fécula de batata, farinha de mandioca e de arroz quase sempre têm bons resultados. Para macarrão, pão e pizza, não há muito o que fazer. Culinaristas costumam misturar duas ou mais farinhas no preparo destes alimentos, mas a massa fica quebradiça. Nestes casos, opte por massas curtas ou pizzas de tamanho individual.
A farinha de arroz resseca mais; a de grão-de-bico, amarga. O polvilho é elástico, mas seu manuseio e o contato com a água o fazem ficar com textura de goma. Teste e mistura são indispensáveis. Por fim, é bom lembrar que nem todo alimento sem glúten pode ser consumido por celíacos. Uma contaminação mínima durante o preparo ou armazenamento, por exemplo, é suficiente para provocar reações adversas em quem sofre da doença.
Uma receita extra
Esse bolo funcional de chocolate também é uma receita fit, sem açúcar, sem glúten e sem lactose. Perfeita para manter uma dieta e ainda aproveitar um docinho chocolatudo.
Ingredientes
Massa
- 5 ovos;
- 80 g goma de tapioca;
- 130 g de farinha de aveia sem glúten;
- 60 g de farinha de arroz;
- 10 g de semente de chia;
- 10 g de psysillium ;
- 55 g de cacau em pó;
- 200 g de adoçante xilitol;
- 50 gotas de stevia;
- 100 g de manteiga de amêndoas;
- 1/2 xícara de água;
- 1 xícara de óleo de girassol ;
- 15 g de fermento químico em pó.
Modo de Preparo
- Bata todos os ingredientes no liquidificador.
- Despeje o conteúdo em uma forma redonda, aro 22.
- Leve ao forno por 40 minutos.
Calda de chocolate
- 100 g de manteiga de amêndoas;
- 150 ml de água;
- 30 g de xilitol ou 30 g de açúcar de coco;
- 25 g de cacau em pó.
Modo de Preparo
- Bata todos os ingredientes no mixer ou liquidificador e leve ao fogo mexendo até engrossar.
- Faça furinhos no bolo com o auxílio de um garfo, em seguida despeje a calda ainda quente por cima da sobremesa.
Sobrou bolo? Que tal fazer uma rabanada diferente?
A rabanada é uma ótima opção de café da manhã ou lanche da tarde. Prática, rápida e versátil, ela é ideal para quem quer dar um toque pessoal nas refeições ou quer dar cara nova ao Bolo de banana sem glúten que não esteja mais tão fresco.
A receita de Rabanada de Bolo que apresentamos aqui leva cerca de 10 minutos para ficar pronta, tem várias opções de cobertura e é servida ainda quentinha.
Como toda a receita zero desperdício, essa receita surgiu da necessidade de reaproveitar o pão (dormido) em um período de crise. Existem variações desse prato no mundo todo, como o eggy bread (pão com ovo) da Inglaterra, torradinha em Portugal e o original pain perdu (pão perdido), como é chamado na França.
E para fazer essa deliciosa receita de Rabanada, você pode escolher a finalização que quiser. Vale de tudo: creme batido, calda de chocolate ou geleia de frutas.
Rabanada de bolo
Ingredientes
- 5 fatias de Bolo de banana sem glúten
- 1 unidades ovo
- 1 xícara leite
- 1/4 xícara açúcar refinado (ou mascavo)
- essência de baunilha, canela e noz-moscada a gosto
- manteiga para untar a gosto
Modo de preparo
- Numa tigela rasa, misture todos os ingredientes, exceto o bolo e a manteiga.
- Mergulhe cada fatia do Bolo de banana sem glúten nesta mistura e frite imediatamente usando uma frigideira antiaderente com um pouco de manteiga.
- Deixe dourar dos dois lados.
Para finalizar, temos uma dica de bolo de banana “normal”. Nesse você consegue fazer com ingredientes tradicionais, mas lembre-se, não é indicado para quem tem algum tipo de restrição alimentar.