Bolo de chocolate sem glúten, zero lactose e nada de açúcar

Bolo de chocolate sem glúten, zero lactose e nada de açúcar

O bolo de chocolate sem glúten, sem açúcar e sem lactose é para pessoas com restrições alimentares, mas que desejam comer um doce delicioso. Seja saboreada saindo do forno, seja com chocolate derretido por cima ou com uma bola de sorvete de creme, a sugestão fica uma delícia. Além de não ter glúten, leite e açúcar, é um bolo de fácil preparo.

Confira o passo a passo.

Vamos à receita

Bolo de chocolate sem glúten, zero lactose e nada de açúcar

Rendimento: 10 fatias ou 10 cupcakes

Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes

  • 160 g de chocolate 50% cacau sem açúcar, derretido
  • 6 colheres de sopa da borra que sobra do preparo de chá mate, chá indiano ou chá preto
  • 3 ovos grandes
  • 3 colheres  de sopa cheias de açúcar de coco
  • 4 colheres  de sopa de farinha de aveia sem glúten
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Modo de preparo

  1. Com a ajuda em um fouet (ou batedor de arame), bata os ovos com o adoçante ou açúcar de coco em uma tigela até espumar bem.
  2. Em seguida, misture o chocolate derretido. Adicione a borra do chá e bata até incorporar bem.
  3. Inclua a farinha de aveia aos poucos e vá misturando com uma espátula de silicone até que fique homogêneo. Adicione o fermento e misture devagar.
  4. Asse no micro-ondas, por 3 minutos e meio, em um pote de vidro temperado. No caso do forno, o pré-aqueça a 180°C e cozinhe por 30 minutos em forma pequena, de 20 cm, ou em forminhas para cupcake.

Cobertura de chocolate zero lactose com dois ingredientes

Faça uma cobertura de chocolate rápida, porém deliciosa para seu bolo de chocolate sem glúten, zero lactose e nada de açúcar com 100 ml de leite de coco e 100 gr de cacau em pó. Misture os dois ingredientes e leve para o micro-ondas por um minuto para a cobertura ficar mais sedosa e de fácil aplicação.

Geleia de morango sem açúcar

Essa geleia de morango vai deixar seu bolo de chocolate sem glúten, zero lactose e nada de açúcar bem refrescante. Use como recheio ou cobertura.

Comece cortando uma maçã em 4 partes. Retire as sementes e corte em cubos pequenos. Depois higienize 400 gramas de morangos, retire as folhas e corte em cubos.

Numa panela, leve para cozinhar a maçã, os morangos e o suco de um de limão. Assim que levantar fervura tampe e deixe por 15 minutos, em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Use a colher de pau para amassar as frutas e para dar a consistência de geleia.

3 grandes dúvidas respondidas sobre bolo de chocolate sem glúten

Qual é o chocolate que não contém glúten?

Existem vários chocolates sem glúten, de diferentes marcas. Mesmo que o chocolate seja derivado do cacau, é importante verificar o rótulo para garantir que não contém outros ingredientes que possam ter glúten, como bolachas e cookies.

Qual fermento para bolo sem glúten?

O fermento químico em pó não contém glúten e é ideal para o preparo de bolos.

Quais os benefícios do bolo sem glúten?

O bolo sem glúten pode trazer benefícios para quem tem doença celíaca, intolerância ou sensibilidade ao glúten, pois pode ajudar a evitar desconfortos abdominais e dores.

Faça e venda: está começando a confeitar agora?

Veja essa lista de utensílios indispensáveis para fazer bolos gostosos como o bolo de chocolate sem glúten, zero lactose e nada de açúcar.

A escolha correta dos utensílios para a confecção de bolos, tortas, doces e outras sobremesas que compõem esse universo, é indispensável e precisa ser feita com bastante critério e atenção. Embora existam diversos acessórios de cozinha que fazem parte do processo de confeitar, alguns podem ser utilizados com mais de uma função, substituindo outros até que se possa estabelecer uma renda para adquirir materiais mais avançados.

1. Fouet

O fouet pode ser utilizado para diversas finalidades. É um ótimo substituto para a batedeira, pois seu formato é projetado para substituir esse utensílio. Além de prático, é um material acessível devido ao seu baixo custo, ideal para quem ainda não tem renda para adquirir uma batedeira.

2. Tigelas

Ideal para a organização e primordial para a execução das diferentes etapas, as tigelas garantem a progressão ideal para cada receita, desde a quebra dos ovos, até o momento de tirar o bolo do forno.

3. Balança de precisão

A balança de precisão padroniza suas confecções. Com ela, é possível mensurar cada grama dos produtos que são comercializados, desde a quantidade usada no recheio de um bolo, até o peso de um delicioso brigadeiro de confeitaria para casamento.

4. Medidores

Os medidores são outro exemplo de material que auxilia na economia e nos bons resultados das receitas. Eles funcionam como a balança de precisão, mas para alimentos inconsistentes, como o leite e a farinha.

5. Espátula

Escolha as de silicone ou material flexível, o cabo precisa ser firme. As espátulas ajudam a misturar massas, alisar superfícies e outras funções na confeitaria.

6. Peneira

A peneira já é um utensílio doméstico comum até para quem não faz parte da confeitaria. Elas são úteis para coar sucos, separando o líquido das sementes e outros sólidos de qualquer tipo de mistura.

Também é utilizada na finalização de receitas, para polvilhar açúcar, canela, leite em pó e outros itens de finalização. Isso proporciona um acabamento delicado e simples. Aposte no poder das peneiras e veja a diferença em cada prato.

7. Formas

As formas são utensílios que dispensam comentários, elas são refratários utilizados para assar bolos e tortas. Além disso, existem diversos tamanhos para fracionar de forma ideal cada quantidade de massa.

Existem diversos modelos de formas, como a quadrada, ou redonda, ou retangular, a de fundo falso, e cada uma pode ser utilizada para uma finalidade distinta, desde que haja criatividade e habilidades aplicadas.

8. Bicos de confeitar

Para algumas finalização são utilizados os bicos de confeitar, que oferecem um resultado delicado e bem trabalhado.

Com eles é possível desenhar rosetas, biquinhos e tudo o que sua criatividade permitir para trazer vida a um bolo lindo e dinâmico que atrai os olhares por onde passa.

Aqui vai uma das melhores dicas de confeitaria: não tenha medo de se arriscar ou de testar uma receita nova para se adaptar aos hábitos alimentares da sua família ou cliente. Com o tempo este processo se torna mais orgânico e seus bolos vão ficando cada vez mais lindos e gostosos.

Rolar para cima