Existem muitas receitas de bolo de fubá pelo Brasil, mas o bolo de fubá cremoso é uma das mais populares. Com uma mistura de texturas, crocante por fora e macio por dentro, essa versão surpreende pela praticidade e resultado. Esqueça a batedeira, você vai precisar apenas do liquidificador. Se quiser, pode ainda arriscar bater à mão, com a ajuda de um fouet. Em apenas três passos você tem um bolo cheiroso, recém-saído do forno, à sua espera.
Combinação caipira
Essa receita de bolo de fubá cremoso não precisa de milho em lata para garantir a textura mais úmida. Quem dá o tom é essa farinha de milho amarela que, combinada ao queijo, deixa o bolo com gosto de interior.
Confira o passo a passo. Depois, acompanhe algumas dicas para deixar seu Bolo de fubá com o seu gosto. Dá para servir como sobremesa, acompanhar com frutas, cobrir com calda de chocolate.
Bolo de fubá cremoso
Rendimento: 10 fatias
Tempo de preparo: 40 minutos
Ingredientes
- 4 xícaras de leite
- 4 unidades de ovos
- 2 xícaras de fubá
- 2 ½ colheres de sopa de manteiga
- 2 xícaras de açúcar
- 50 gramas de parmesão
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó
Modo de preparo
- No liquidificador coloque os ovos, o leite, a manteiga, o fubá, o açúcar, o parmesão ralado e a farinha de trigo e bata bem até obter uma mistura homogênea.
- Adicione o fermento e misture usando uma espátula ou colher.
- Transfira para uma forma untada e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 40 minutos.
Para elevar as expectativas e o sabor
Esse bolo de fubá cremoso é delicioso, mas dá para deixar esse doce ainda mais gostoso. Veja algumas sugestões:
Frutas frescas: sirva o bolo com frutas picadas para dar refrescância. Use, de preferência, frutas inteiras quando frescas, como morangos, framboesa, mirtilos, amora, figo, para retardar o apodrecimento. Ao usar frutas frescas, a durabilidade do bolo diminui por soltarem líquido.
Goiabada: derreta a goiabada com um pouco de água no micro-ondas e sirva com o bolo. Você pode fazer o mesmo com uma geleia.
Sorvete: uma bola de sorvete leva esse bolo ao status de sobremesa. Experimente com sabores como amendoim, milho ou coco. Eles vão combinar melhor com o milho.
Chocolate: para os amantes de chocolate, nenhuma sobremesa deveria dispensar o doce na composição. Faça o tradicional brigadeiro mole para despejar em cima, ou com uma bela e brilhante ganache, que evidencia o sabor do bolo.
Cobertura de Brigadeiro de Milho para bolo de fubá cremoso
A receita de Brigadeiro de Milho que vamos lhe ensinar vai fazer parte das receitas do seu dia a dia. Ela é perfeita para cobrir o bolo de fubá cremoso, mas também faz bonito como docinho de Festa Junina, aniversário ou qualquer outra celebração.
Brigadeiro de milho
Tempo de preparo: 20 minutos
Ingredientes
- 1 lata de milho escorrido
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 lata de leite condensado
Modo de preparo
Bata o milho com o leite condensado no liquidificador, em seguida leve para uma panela com manteiga;
Sem parar de mexer, cozinhe até que comece a desgrudar do fundo da panela, esse processo deve levar cerca de 15 minutos.
Saiba mais sobre o bolo de fubá
Qual é a diferença entre bolo de milho e bolo de fubá?
A principal diferença entre o bolo de milho e o de fubá é o ingrediente principal: o bolo de milho é feito com milho ralado, enquanto o de fubá é feito com farinha de milho.
Como conservar o bolo de fubá?
O primeiro passo é deixar o bolo esfriar. O segundo passo é sempre envolver o bolo inteiro ou em fatias em papel-alumínio. Por fim, congele o bolo sempre fresco. Nada de congelar aquele bolo que está há mais de dois dias na sua casa.
Quais são os tipos de fubá?
Popularizado no Brasil pela colonização portuguesa, esse derivado do milho ganhou aqui um nome tirado do vocabulário africano: fubá é farinha em quimbundo, uma das línguas faladas em Angola. Diferentemente da farinha de milho em flocos, que passa por um processo de torração, o fubá é feito apenas com grãos de milho secos e triturados. Pode ter uma textura bem fininha (fubá mimoso) ou mais grossa. A versão encontrada nos supermercados é produzida por moinhos elétricos. No processo tradicional, entretanto, o milho é triturado em moinhos de pedra movidos a água.
Fubá é farinha de milho?
Farinha de milho e fubá são a mesma coisa: trata-se do produto obtido a partir da moagem do grão de milho. No entanto, na prática, tais produtos apresentam características e funções diferentes:
- Farinha de milho flocada: em seu processo de produção, essa farinha de milho é hidratada, triturada e depois torrada. Assim, o resultado são flocos espessos sequinhos, que conhecemos também pelo nome de farinha de biju.
- Fubá: é um produto de grãos médios, na qual o milho degerminado é moído. O resultado, nesse caso, é uma farinha com flocos mais finos, e que absorve mais água.
Os diferentes tipos de fubá
Difícil encontrar alguém que não se lembre com carinho (e água na boca) de uma receita com fubá. Essa farinha de milho tem gosto de infância, de café na casa da avó, de carinho de mãe e barriga quentinha. Basicamente, existem três variedades: o tradicional fubá, o fubá mimoso e a semolina. O primeiro nada mais é do que a farinha de milho obtida a partir da moagem do grão de milho e tem espessura média. O chamado mimoso é mais fino, usado principalmente na preparação de bolos e polentas. Por fim, a sêmola ou semolina é uma farinha de milho mais grossa, indicada para a preparação de broas:
- Fubá tradicional: É a farinha de milho obtida a partir da moagem do grão de milho, com espessura média.
- Fubá mimoso: É mais fino e é usado principalmente para preparar bolos e polentas.
- Sêmola ou semolina: É uma farinha de milho mais grossa, indicada para preparar broas.
- Fubá de canjica: É feito a partir do grão do milho amarelo degerminado e sem o pericarpo, também chamado de canjica amarela.
- Fubá pré-cozido: É produzido a partir da canjiquinha laminada em alta temperatura. É usado para preparar polentas e angus de rápido cozimento.
- Fubá grosso: É ideal para broas e pratos crocantes.