Bolo de noivado de morangos com chantilly

Bolo de noivado de morangos com chantilly

Casamento à vista? Que tal preparar o bolo de noivado? Diferente da festa de casamento, o noivado é uma celebração mais intimista e fazer o próprio bolo é, no mínimo, uma forma de dar boas vindas ao novo momento.

Para esse bolo de noivado vamos usar uma dupla de sabores que combinam muito bem: morangos com chantilly. O chantilly contrasta com a leve acidez do morango, tornando o bolo de noivado muito saboroso. Já a massa, que também precisa ser escolhida com muita cautela, será o pão de ló.

O resultado é um bolo de dois andares, combinando suavidade e cremosidade com uma doçura fresca. Uma receita de massa de textura fofa e saborosa que é fácil de fazer.

Origem do pão de ló, o famosos bolo branco

Há duas versões sobre a origem do pão de ló. A primeira delas diz que a receita foi criada na Itália no século XVIII, para ser servida ao então rei da Espanha, Fernando VI. A segunda versão diz que o pão de ló é uma receita portuguesa, criada em conventos pelas freiras encarregadas do cardápio. De todo modo, a receita era servida à nobreza e às autoridades eclesiásticas, sendo considerada um prato à altura da realeza e, por isso, passou a ser muito utilizada em festas e celebrações como o noivado.

Hoje, o pão de ló é um dos tipos de massa mais utilizados na confeitaria, por conta da suavidade e da leveza do sabor.  Além disso, ele não leva fermento, o que é compensado por uma quantidade maior de ovos, responsáveis por tornar a massa mais fofa e volumosa.

Esse tipo de massa fica excelente com recheios cuja base são as geleias, as frutas frescas e os mousses, além do doce de leite. A leveza é sua principal característica e, por isso, é importante tomar cuidado com as coberturas pesadas como a pasta americana.

O pão de ló fica excelente com coberturas de chantilly e marshmallow, além de ficar visualmente lindo quando a opção é o naked cake.

Bolo de noivado de morango com chantilly

Rendimento: 15 fatias

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos

Ingredientes

Pão de ló

  • 5 ovos;
  • 3/4 xícara (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (chá) de fermento químico em pó.

Recheio e cobertura

  • 1 xícara (chá) de chantilly;
  • 6 colheres (sopa) de leite em pó;
  • 1/2 lata de leite condensado;
  • 2 caixas de morangos frescos.

Modo de preparo

Pão de ló

  • Para fazer o pão de ló, bata os ovos com o açúcar até ficar espumoso.
  • Acrescente a farinha aos poucos, misture levemente e, por último, junte o fermento.
  • Mexa mais um pouco, coloque em uma forma untada e leve para assar em forno aquecido a 180 °C.

Recheio e cobertura

  • Bata o chantilly com o leite em pó e o leite condensado até formar um creme liso e firme.

Montagem

  • Corte o pão de ló ao meio, recheie com creme e morangos. Cubra-o com a outra parte do pão de ló. Decore com creme e morangos inteiros.

Par perfeito: recheios mais procurados para Bolo de noivado

  • Baba de moça: uma opção leve e deliciosa para quem gosta de coco e leite condensado;
  • Chocolate com nozes: o chocolate é quase uma unanimidade e as nozes picadas trazem um diferencial delicioso. Se preferir uma opção não muito doce, opte pelo chocolate amargo;
  • Napolitano: trata-se da combinação de três diferentes sabores, alternados entre as camadas. Uma possibilidade é a utilização do chocolate, da baunilha e do mousse de morango;
  • Frutas vermelhas: mais uma combinação tropical deliciosa, que agrada até os paladares mais exigentes, as frutas vermelhas podem ser associadas ao chocolate ou ao doce de leite;
  • Tiramisù: que tal um recheio baseado na famosa sobremesa italiana para fugir do tradicional? Nesse caso, a receita terá como base o queijo mascarpone, o chocolate amargo e o café;
  • Floresta negra: uma ótima opção de bolo de noivado para noivas que são fãs de chocolate, a receita do recheio floresta negra também leva cerejas e chantilly;
  • Ninho com Nutella: essa dupla tem estado em alta nos últimos anos e é uma das preferidas das noivas loucas por doces;
  • Churros: ao invés de utilizar o doce de leite tradicional, você pode acrescentar açúcar e canela e ter um recheio de churros que vai surpreender e agradar os convidados;
  • Beijinho: o recheio de beijinho é saboroso, leve e muito tradicional, podendo ser combinado com frutas ou nozes;
  • Red velvet: além do sabor diferenciado, o recheio red velvet ganha destaque visual por conta do contraste entre o vermelho e o branco, ficando lindo em diversos estilos de casamento;
  • Chocolate com licor: a presença da bebida alcoólica dá um sabor mais marcante ao bolo de noivado;
  • Brigadeiro: o queridinho da maioria dos brasileiros não poderia ficar fora dessa lista e pode ser associado a diversos outros ingredientes, ganhando releituras que têm tudo a ver com a ocasião.

3 motivos para fazer o seu próprio Bolo de Noivado

Tem que ter bolo de noivado?

Aqui no Brasil temos a cultura de comer bolo para comemorar momentos marcantes e por isso, no seu noivado o bolo é indispensável.

Quanto custa um quilo de bolo de noivado?

Os preços variam bastante de região para região e também pelo valor do trabalho artístico do confeiteiro. Fazer essa versão naked é, sem dúvidas, mais em conta que encomendar. Como ela não tem cobertura e usa poucos ingredientes, fazer seu Bolo de Noivado será mais econômico.

Como cortar bolo de noivado?

O corte do bolo de noivado é um momento esperado. A forma de cortar o bolo pode variar de acordo com a tradição e a preferência dos noivos, mas aqui estão algumas dicas.

Tradição

De acordo com a tradição, a noiva segura a faca com a mão direita e o noivo coloca a sua mão direita por cima da dela para cortarem a primeira fatia juntos. Depois, os noivos oferecem um pedaço um ao outro.

Corte de baixo para cima

Há a superstição de que cortar o bolo de baixo para cima atrai sorte e prosperidade.

Métodos de corte

Para cortar o bolo, pode-se usar o método da caixa ou da cunha. No método da caixa, depois de fazer a primeira fatia, faz-se um segundo corte paralelo e, em seguida, a faca é inserida verticalmente na parte de trás dos dois cortes para empurrar a fatia para o prato.

Hora do corte

O corte do bolo pode ser feito logo após o pedido. Se o jantar começar depois da entrada, o corte do bolo pode ser feito um pouco antes, durante a festa.

Rolar para cima